Locais UNESCO no Vietname

Locais UNESCO no Vietname

Com uma média de 12 horas de distância de avião da Europa Ocidental, o Vietname não é um destino para um fim de semana ou para uma estadia curta.

Visitar o Vietname demora pelo menos 12 dias para descobrir o país, espalhado de norte a sul por uma distância de quase 1.800 km.

Existem oito lugares no Vietname que mereceram a classificação de Património Mundial da UNESCO. Cinco deles são culturais, dois são naturais e um é misto.

Para além destes, existem sete lugares candidatos, um número excepcionalmente baixo, especialmente considerando a extensão e a riqueza histórica do país.


Património Mundial no Vietname


Cidadela de Thang Long


Cidadela de Thang Long

Trang An


Trang An

Monumentos de Hué


Monumentos de Hué

Cidade Antiga de Hoi An


Cidade Antiga de Hoi An

Santuário de My Son


Santuário de My Son

Ha Long Bay


Ha Long Bay

Phong Nha-Ke Bang


Phong Nha-Ke Bang

Cidadela Dinastia de Ho


Cidadela Dinastia de Ho

UNESCO no Vietname


Sector Central da Cidadela de Thang Long – Hanoi


Cidadela de Thang Long

Apesar da riqueza histórica e cultural de Hanói, apenas uma pequena parte da cidade merece a inclusão nesta entrada da lista de Património Mundial da Humanidade. Trata-se da zona mais central da cidadela, construído no século XI, quando a dinastia Ly Viet se emancipou, construindo a sua capital sobre as ruínas de uma ainda mais antiga cidade chinesa. Aqui se centrou o poder político da região durante mais de treze séculos, tendo a inscrição na lista ocorrido em 2010, ao abrigo dos critérios II, III e VI.


Complexo Paisagístico de Trang An


Complexo Paisagístico de Trang An

Esta é uma área que vale pelo seu todo, com belas paisagens naturais, onde se destacam os picos de rocha calcária e a foz do Rio Vermelho. Existem vales e desfiladeiros, cavernas e rios subterrâneos. Há traços de presença humana desde época remotas, mas as actuais aldeias têm um valor intrínseco, com templos e pagodas, arrozais e seu redor, e um palpitar de vida muito própria. Trang An foi incluído na lista de Património Mundial da UNESCO em 2014, com apoio nos critérios V, VII e VIII.


Complexo de Monumentos de Hué


Complexo de Monumentos de Hué

Hué é dos locais mais visitados do Vietname, estrategicamente localizado no meio do país, e naquela cidade encontra-se um monumental complexo de palácios e outros edifícios que a partir do início do século XIX funcionou como capital do Vietname. Este complexo de monumentos foi inscrito na lista de Património Mundial da Humanidade em 1993 ao abrigo do critério IV, tendo sido o primeiro local do Vietname a surgir no rol.


Cidade Antiga de Hoi An


Cidade Antiga de Hoi An

Hoi An é uma cidade encantadora, com um forte perfume francês, um testemunho da influência europeia no Vietname. Mas existem ali outras influências, nomeadamente provenientes da China e do Japão. A mistura resultou numa cidade única, muito fotogénica, que teve a sua época de ouro entre os séculos XV e XIX. Hoi An foi adicionada à lista da UNESCO em 1999, com base nos critérios II e V.


Santuário de My Son


Santuário de My Son

Este complexo de ruínas de índole religioso é facilmente alcançável a partir de Hué. Contudo, apesar dos vestígios que hoje ali se avistarem serem templos, isto sucede porque apenas este tipo de edifícios era construído com este material duradouro. Na realidade o local foi capital do Reino de Champa, que existiu por aquelas paragens entre os séculos IV e XIII. O Santuário de My Son foi incluído na lista em 1994, com base nos critérios II e III.


Ha Long Bay


Halong Bay Vietname

Ha Long Bay é um dos dois locais Património Mundial da Humanidade da UNESCO de carácter Natural, tendo sido adicionado à lista em 1994, com base nos critérios VII e VIII. Trata-se de um sistema de ilhas, localizado no Golfo de Tonkin, sendo composto por mais de 1600 ilhas e ilhéus, a maioria das quais desabitadas.


Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang


Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang

Este Parque Nacional cobre uma área de cerca de 85 mil hectares, localizando-se na região central do país. No seu seio encontram-se paisagens de grande beleza, com formações rochosas, rios, floresta e grutas por onde correm cursos de água subterrâneos.  No seu território vivem umas oitocentas espécies diferentes de animais vertebrados. O Parque foi adicionado à lista da UNESCO em 2003, com base nos critérios VII, IX e X.


Cidadela da Dinastia de Ho


Esta cidadela foi construída no século XIV seguindo os princípios do Feng Shui e é um testemunho da influência do Neo-Cunfucionismo naquela época. A paisagem envolvente é de grande beleza, destacando-se as montanhas de Tuong Son e Don Son e os rios Ma e Buoi. Foi a capital do Vietname entre 1398 e 1407 e manteve-se como a cidade mais influente do norte do Vietname até ao século XVIII.  Foi adicionada à lista da UNESCO em 2011, com base nos critérios II e IV.


Locais candidatos a UNESCO


Lista de locais Candidatos à inclusão na lista de Património Mundial da UNESCO.

  • A Área de Pedra Talhada em Sapa  (1997)
  • Complexo de Beleza Natural e Monumentos Históricos de Huong Son (1991)
  • Parque Nacional de Cat Tien (2006)
  • Gruta de Con Moong (2006)
  • Complexo de Paisagem e Monumentos de Yen Tu (2014)
  • Arquipélago Ha Long Bay – Cat Ba (2017)
  • Área de Património Natural de Ba Be (2017)


Alojamento no Vietname


Booking.com
Pan-Pacific-Hanoi