Transportes no Vietname

Apesar dos potenciais problemas relacionados com a barreira linguística, os transportes públicos no Vietname são um sonho para o viajante.

Comboio

Comboio Vietname

A rede de caminhos de ferro é muito adequada, especialmente a chamada Linha da Reunificação, que liga as duas principais cidades do país, Hanói e Ho Chi Minh, atravessando o Vietname quase por completo.

Esta é uma forma ideal de viajar, para o visitante, já que poderá passar pelos locais mais interessantes e aproveitar para pernoitar no comboio, poupando tempo e dinheiro.

Autocarro

Autocarro Vietname

Quando os percursos que precisar de fazer não se encontrarem cobertos pelo comboio ou se por alguma outra razão tiver de usar autocarros, há boas notícias: o Vietname tem excelentes companhias rodoviárias, ligando todas as principais cidades com viaturas de qualidade e um serviço impecável.

Táxi

Taxi Vietname

Localmente os táxis são aconselháveis. Considerando que há sempre excepções para todas as regras, o Vietname é um dos raros países do mundo onde usar táxis é fiável, desde que o cliente use companhias credíveis. E isto resume-se a dois nomes: Mai Linh e Vinasun. Já agora, se é um utilizador Uber, encontrará carros na maioria das cidades vietnamitas.

Moto-táxi

Moto-taxi Vietname

Nas cidades – e até fora delas – poderá recorrer aos serviços de uma moto-táxi. Chama-se localmente ” Xe Ôm” e são uma alternativa económica aos táxis. É importante que antes de se sentar na mota negoceie o valor para o destino final. Considere USD 0.70 por quilómetro. E por uma questão de segurança evite usar os seus serviços à noite.