Viajar de mota no Vietname

Viajar de mota no Vietname

Viajar de mota no Vietname é puro fascínio. Dificilmente outro país do mundo tem tantas paisagens não tocadas pelo desenvolvimento urbano. O Vietname está cheio de montanhas impressionantes, selvas cerradas, milhares de campos de arroz, e ainda rios e lagos de águas cristalinas.

E isso é apenas uma pequena parte de todo o espectro de visitar o Vietname, porque na verdade, os seus habitantes são o melhor que este país tem para oferecer. Dificilmente existe uma nação na qual, apesar de seu passado recente cruel, haja tantas pessoas amáveis e acolhedoras como no Vietname.

Gostaria de experimentar uma verdadeira aventura e viajar de mota pelo Vietname? Que roteiro fazer? Que opções existem? O que precisa de saber para evitar estradas com trânsito? Onde pode dormir no caminho? Onde comer? E quais os pontos turísticos do Vietname que definitivamente não deve perder?


Roteiro de mota no Vietname


Cada roteiro de mota no Vietname tem um charme especial e destaques cénicos inesquecíveis. Veja o exemplo de um itinerário de mota no Vietname, possível de executar de 2 a 4 semanas.


Roteiro Ho Chi Minh até Hanói


2200 km – 2 a 4 semanas

Esta rota é a combinação perfeita das terras altas e da costa vietnamita. Linda viagem pelo interior montanhoso do Vietname Central e pelas mais belas paisagens costeiras do país. Além disso, os melhores pontos turísticos estão integrados na rota.

  1. Ho Chi Minh
  2. Mui Né
  3. Po Klong Garai
  4. Dalat
  5. Nha Trang
  6. Hon Khoi
  7. Hoi An
  8. Da Nang
  9. Hué
  10. Thái Bình
  11. Halong Bay
  12. Hanói

Melhores destinos


Comprar mota no Vietname


É possível comprar uma mota no Vietname?

É possível comprar uma mota no Vietname

Não importa em que cidade vietnamita esteja, comprar uma mota no Vietname é fácil. Ao comprar a mota, deve-se certificar de que recebe a aprovação azul, o chamado Blue Card. Este cartão é a prova que a mota foi legalmente adquirida e está em sua posse. Embora o antigo proprietário vietnamita esteja oficialmente anotado no cartão, é importante que a pessoa que compra a mota e tem permissão para dirigi-la tenha o cartão em sua posse. É muito caro e demorado emitir um novo Blue Card em seu nome. Mas não é preciso fazer um cartão novo, já que pode viajar assim mesmo, com o nome da outra pessoa. É legal e está dentro das normas rodoviárias vietnamitas. É muito mais importante que o modelo exacto, a matrícula, e a cor da mota estejam devidamente anotados no Blue Card.

Como comprar uma mota no Vietname?

Como comprar uma mota no Vietname

Encontrar uma mota para comprar em Ho Chi Minh ou Hanói é relativamente fácil. Só precisa de fazer um pouco de esforço e rapidamente estará a viajar de mota. Os preços variam muito dependendo da qualidade da mota, a quilometragem actual, o ano e a marca. Não precisa de gastar mais de 300 Euros por uma Honda Win 100/110 cc vendida em 2ª mão. Esta mota é estilo Scooter mas com mudanças. Se comprar uma mota ao revendedor oficial, o preço será mais caro uns 50 Euros, mas a mota possivelmente estará em melhores condições.

Quanto custa uma mota no Vietname?

Viajar de mota no Vietname

Dependendo da marca e do modelo, os preços variam de € 250 a € 1.000 por uma mota em 2ª mão. No final da sua viagem poderá vender a sua mota novamente por quase o mesmo preço. Uma mota barata de baixa qualidade, por exemplo, Honda Win custa menos de 500 Euros. Uma mota de qualidade razoável tipo Honda Blade custa menos de 1000 Euros. Uma mota de de alta qualidade com óptimo desempenho tipo Honda CRF custa até 2000 Euros.

É preciso ter cuidado com registos de mota falsos?

É preciso ter cuidado com registos de mota falsos

Sim tenha cuidado com Blue Cards falsos no Vietname. Existe em circulação no mercado negro, registos de mota falsos. Portanto, tente verificar as informações da mota, o número de motor, matrícula, e detalhes do proprietário antes de comprar. Se tiver algum amigo vietnamita que o possa ajudar é melhor.

É preciso comprar seguro para a mota?

É preciso comprar seguro para a mota

Além do Blue Car, toda a gente que compra uma mota no Vietname recebe um cartão de seguro amarelo. Na teoria, a lei vietnamita prevê que toda a gente tenha um seguro em caso de acidente. Mas, na prática, é completamente inútil porque o seguro não cobre praticamente nada. Deve ter em mente que se sofrer um acidente e a culpa for sua, é muito provável que tenha que pagar os custos por conta própria. Se a culpa for de outrem, essa pessoas terá de pagar os danos causados. Por isso, pense em ter um seguro de viagem internacional.

O que fazer se a mota avariar durante a viagem?

O que fazer se a mota avariar durante a viagem

De maneira geral, pode esperar que este tipo de mota precise de ser reparada duas ou três vezes durante a sua viagem. Não se surpreenda, nem desespere, é normal, e será fácil encontrar um mecânico barato para que possa ir de novo para a estrada. Se um problema surgir, numa hora ou duas a mota já está arranjada.


Dicas de viagem


  1. Cerca de 15% das estradas vietnamitas não estão em bom estado. Deve conduzir com cuidado para evitar acidentes.
  2. Use um mapa GPS offline como o Maps.me, para que possa saber sempre o caminho mesmo quando não tem cobertura de Internet. Nesta aplicação grátis pode ainda colocar pontos de referência, paragens, monumentos, hotéis etc.
  3. Coma onde os habitantes locais comem. É mais barato, mais saboroso e mais saudável.
  4. Evitar conduzir à noite.
  5. As estradas secundárias remotas são as melhores. Saia da A1 que é onde vai conhecer o país verdadeiro.
  6. Cuidado com os camiões. São perigosos para os motociclistas.
  7. Troque o óleo da mota a cada 400 km. Quando mudar o óleo faça uma revisão geral da mota, para evitar ter problemas na estrada.
  8. A sua mota vai ter algum problema. Mas não se preocupe, há sempre mecânicos, e os vietnamitas são extremamente amigáveis ​​e ajudam imediatamente. Mesmo crianças de dez anos sabem como arranjar uma Honda Win.
  9. O alojamento no Vietname é muito barato e qualquer pequena vila encontrará hotéis económicos de 5 a 14 Euros por noite.
  10. Leve consigo uma capa de chuva para o caso de apanhar aguaceiros durante a sua viagem.
  11. Se chover muito, fique num restaurante ou café por uma ou duas horas até a chuva passar.


Alojamento no Vietname


Booking.com
Pan-Pacific-Hanoi